Chitãozinho & Xororó

Chitãozinho & Xororó

- in Sertanejo e Country
1383
0

chitaozinho-e-xororo

Naturais de Astorga, cidade do Paraná, José Lima Sobrinho e Durval de Lima foram os nomes de batismo escolhidos pelos pais, mas Chitãozinho e Xororó foram os nomes artísticos reconhecidos pelos milhões do Brasil e do exterior.

A paixão pela música começou cedo ouvindo o pai, “seu” Marinho – cantor e compositor – cantando com “dona” Araci, mãe da dupla. O talento dos irmãos só foi percebido por seu pai no dia em que Rosária, uma das irmãs, rasgou o caderno onde ele anotava as músicas que compunha. Foi então que a pequena dupla apareceu para ajudar, pois sabiam todas as letras e cantavam todas as músicas com afinação. Xororó fazia a primeira voz, imitando a mãe e Chitãozinho a segunda, como o pai.

Das festas juninas do passado aos mega shows de hoje, os “Irmãos Lima”, primeiro nome artístico da dupla, marcam presença no cenário artístico nacional e internacional. Realmente desde o berço eles haviam nascido para cantar.

Eles gravaram seu primeiro disco “Galopeira” em 1970, mas o sucesso só veio em 1982 com a música Fio de Cabelo, que vendeu mais de 1,5 milhão de discos e abriu as portas das rádios FM´s para a música sertaneja, até então marginalizada na mídia e grandes centros urbanos, relegada à ícone do meio rural. O grande Raul Seixas foi, sem saber, a faísca que reacendeu as esperanças dos irmãos ao interpretar “Tente Outra Vez”, canção que tocou fundo em seus corações e os fizeram caminhar rumo ao sucesso.

Nestes 44 anos de carreira Chitãozinho e Xororó, mais do que artistas, se tornaram uma marca, representando todas as evoluções que a música sertaneja atravessou nestes anos, e que, com certeza, sem a dupla não seria a mesma. Foram os primeiros sertanejos a tocar em rádios FM no Brasil, os primeiros a incluir guitarras elétricas em suas músicas, os primeiros a ganhar seguidamente discos de ouro, platina e diamante com discos de música sertaneja, os primeiros sertanejos a ganhar um Grammy (na verdade 2, depois do Grammy de 2008) e os únicos a ultrapassar a marca de 35 milhões de discos vendidos na carreira!

About the author

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.