No dia 26 de agosto, o espaço recebe a estreia de Marrom, O Musical, peça com texto e direção de Miguel Falabella, que narra a vida e a obra de Alcione, reconhecida como um dos maiores nomes da música brasileira.
A atração chega como um reforço para a programação plural do Teatro Sérgio Cardoso, que traz produções de pequeno, médio e grande portes em celebração a diversidade e pautas relevantes da atualidade.
Alguns exemplos recentes foram as apresentações de Vozes Negras, um musical inédito em formato de série que em seis episódios prestigiou personalidades pretas da música brasileira por meio de peças seguidas de debates. Outras produções que fizeram apresentações no Teatro e que refletem esse caráter foram o musical A Cor Púrpura, o show Periferia Instrumental, Cartola, o Mundo é um Moinho, Dona Ivone Lara, um Sorriso Negro, Elza, apresentações de Alaíde Costa, ícone da MPB, e a peça infantil Pretinha Aparecida. Além disso, diversos espetáculos tem temática LGBTQIAP+, tradução em libras e audiodescrição.
“Está no DNA do Teatro Sérgio Cardoso e a curadoria trabalha com foco para abrir oportunidades aos temas de relevância social, que considere a representatividade, e que possam sempre contribuir para apresentar a cultura e a arte brasileira em toda sua singularidade”, diz a diretora-geral da Amigos da Arte, Danielle Nigromonte.
Marrom, O Musical tem como base dramatúrgica a estrutura do boi maranhense, que resgata uma história típica das relações sociais e econômicas da região durante o período colonial, mesclando as culturas europeia, africana e indígena. Essas culturas mesclam o sotaque de matraca, de zabumba, de orquestra, da baixada e de costa de mão. Assim, usando ritmos e toadas nossas, vamos nos apropriar de estruturas clássicas do teatro musical e trazer para os palcos um boi jamais visto antes.