O pianista, cantor e compositor Rafa Castro faz show de lançamento do seu elogiado CD ‘Fronteira’ no teatro do Sesc Belenzinho, dia 11 de novembro, às 18 horas. Acompanhado da banda formada por Igor Pimenta (contra-baixo), Gabriel Altério (bateria) e André Bordignhon (guitarra), Rafa mostra músicas próprias como Casulo, Menino Dançante, Teimosa e Cacos de Vitral, além de novos arranjos para composições de Milton Nascimento (Vera Cruz), Caetano Veloso (O quereres) Lô Borges (Trem Azul).
Sobre as músicas de outros autores escolhidas por ele para o show, comenta: “Me interessa fazer essa ponte entre o agora e essas músicas que são dos anos 1970 e 80, por exemplo. Elas, realmente são referências para minha criação, tanto na sonoridade, com melodias e harmonias incríveis, que provocam a percepção, quanto pelas letras que me emocionam, sempre que ouço”.
Rafa Castro tem traçado um caminho de exploração do piano em todas as suas possibilidades, prezando pela liberdade de criação e consolidado sua forma abrangente de compor, tocar e cantar. Ele explica o novo CD: “Fronteira é um momento de descobrimento, no qual trago a carga afetiva das minhas influências. Consegui juntar dois pilares, a ‘música de minas’ e meu trabalho de trilhas sonoras, num resultado que faz sentido para mim. Todos os músicos que participam têm a versatilidade de serem instrumentistas de jazz, ligados à música instrumental e ao mesmo tempo, conhecedores do cancioneiro popular”.
No CD participações especiais de Mônica Salmaso, Teco Cardoso, Léa Freire, entre outros, mostrando que Rafa está em casa na capital paulista. Com união de linguagens para aguçar os sentidos, o projeto gráfico de Lorena Dini, também autora das fotos, traz as folhas do encarte em forma de ‘cards’, que podem ser montadas aleatoriamente.
Apesar do pouco tempo de carreira, menos de 10 anos, Rafa Castro já tem estrada e bagagem. Autor de trilhas sonoras para cinema (Cacos de vitral (2015) e Modorra (2016) e teatro, em 2011, recebeu o prêmio BDMG, de Belo Horizonte (MG), na categoria ‘Jovem Instrumentista’. Mais tarde, em 2015, gravou o primeiro CD solo, Casulo, além de ter realizado uma turnê europeia, que passou pela Alemanha, Rússia, Noruega, Portugal e França. No próximo dia 28 de novembro leva Fronteira para Roma, Europa.