A Festa do Peão de Americana recebe pelo décimo ano consecutivo uma etapa da PBR (Professional Bull Riders), a maior organizadora do campeonato de montaria em touros do mundo, em junho, durante a tradicional festa que comemora seus 30 anos em 2016.
Serão realizadas duas etapas da PBR. Na primeira, entre os dias 10 e 12 de julho, 30 esportistas disputam o Monster Energy PBR, principal campeonato da modalidade no país. Os pontos conquistados na arena de Americana são válidos para o campeonato mundial da modalidade.
Já nos dias 17 e 19 de junho, 35 competidores encaram os desafios em busca do Iron Cowboy, um dos títulos mais almejados neste esporte. O torneio vai classificar os doze competidores com maior destaque dentre os 35 aspirantes ao título, realizado pelo sistema de playoffs. Nesta etapa, as chaves serão disputadas entre o quinto e o 12º, o sexto e o 11º, sétimo contra o 10º e assim por diante. Os quatro primeiros colocados do ranking nacional vão direto para as quartas de final.
“Desde 2006, Americana recepciona uma etapa da PBR Brasil. É a cidade que mais sediou disputas do campeonato brasileiro de montaria em touros. Temos um público vibrante e uma estrutura de primeira, o que motiva ainda mais os competidores em darem o seu melhor. Por isso a fivela de campeão é uma das mais desejadas da temporada”, diz Adriano Moraes, diretor da PBR Brasil.
O destaque fica para o competidor Edimundo Gomes; vencedor das etapas de 2012, 2013 e 2014 e do Iron Cowboy de 2014. O atleta, chamado de “Rei de Americana”, ainda detém uma das maiores notas do esporte, 93,25, conquistada durante disputa contra o touro Reality, da Cia Paulo Emílio, em 2013.
Em 2015 foi a vez de Edmílson Gonçalves ficar com o título do Iron Cowboy. O atleta foi um dos destaques da temporada passada, terminando em terceiro lugar na disputa pelo título nacional.