Com o tema Queremos Políticas Sociais Para LGBT+ por inteiro e não pela metade, a organização da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, confirmou hoje (5), que no próximo dia 11 de junho teremos 19 trios na rua, sendo entre eles 3 da prefeitura da cidade de São Paulo. A concentração se dará à partir das 10h00 na Avenida Paulista.
Claudia Garcia, presidente da APOLGBT-SP, associação responsável pela Parada, falou que o tema escolhido tem relação direta com a defesa dos direitos das pessoas em vulnerabilidade social. “Chegou a hora da Parada ser um instrumento para evidenciar os diversos dilemas vividos pela população LGBT+, que se encontra em situação de rua, com a falta de moradia e empregos, pobreza e exclusão social”, diz a presidente.
A parada apresenta apoio de grandes empresa e da lei de incentivo fiscal Proac ICMS, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, além do apoio institucional da prefeitura da capital paulista.
Um ponto de preocupação é a segurança da Parada e principalmente do entorno da mesma, visto que apesar do grande número de questionamentos na apresentação do evento, não se tinha representante da segurança pública para responder aos questionamentos. Agora resta a dúvida se teremos um evento tranquilo para os participantes e pior ainda, se os moradores, comerciantes e visitantes da região central da cidade terão tranquilidade, visto que não podemos afirmar com certeza o impacto que será causado, até porque a Polícia Militar em eventos e manifestações na região utiliza sempre o policiamento local inicialmente e com isso prejudicando o já péssimo trabalho executado nos últimos 2 anos em que vemos as companhias cheias de viaturas estacionadas e nenhum policiamento na rua.
Veja abaixo a programação completa por ordem trio:
Trio 1 – Abertura – Organizações de Paradas do Orgulho LGBT+ do Brasil – Juan Guiã, Paulo Pringles;
Trio 2 – Famílias LGBT+;
Trio 3 – Prefeitura I – Artistas: Aristela;
Trio 4 – Prefeitura II – Artista: Megam Scott;
Trio 5 – Prefeitura III – Artista: Márcia Pantera;
Trio 6 – HIV/AIDS – Artistas: Xênia Star, Luh Marinatti, Lorran Ciriaco;
Trio 7 – Pessoas Aliadas – Artista:Filipe Catto;
Trio 8 – Rede de Orgulho – Artista: Kauan Russell;
Trio 9 – Patrocinadores: Burger King, Philip Morris, 3M, Kellogg, Accor, Microsoft – Artistas: Brunelli, Juan Nym, Dj Zuba;
Trio 10 – Lésbicas – Artistas: Ana Dutra e Laura Finochiaro;
Trio 11 – Patrocinador Amstel – Artistas: Pabllo Vittar, Salete Campari, Dj Transalien;
Trio 12 – Gays – Artistas: Fiakra, Tiago Cardoso, Gustavo Vianna e Douglas Penido;
Trio 13 – Patrocinador VIVO – Artistas: Daniela Mercury, Agrada Gregos e Paulete Pink;
Trio 14 – Bi+ – Artistas: PC e Litta;
Trio 15 – Patrocinador Mercado Livre e L’Oreal Groupe – Artistas: Majur, Thiago Pantaleão e Cris Negrini;
Trio 16 – Travesti/Trans – Artistas: Boombeat, Lorenzo Zimon e Nick Cruz;
Trio 17 – Patrocinador: TERRA – Artistas: Urias, Grag Queen, Minhoqueens e Mama Darling;
Trio 18 – Patrocinador: Sminorff – Artistas: Pocah, WD, DJ Heey Cat e Batekoo;
Trio 19 – Encerramento Diretoria APOLGBT-SP- Artista: Bixarte, Luana Hansen e Tico Malagueta.
Além da parada no próximo dia 11, a programação traz ainda a 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ no dia 08 de junho, a partir das 10h00, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. A entrada para a Feira é gratuita mediante cadastro e retirada de ingresso pelo site Symp